O Instituto Casa Viva foi criado a partir da iniciativa de uma família, que construiu uma Casa Ecológica em 2008 no chamado Sítio Dois Pinheiros em Caçador, Santa Catarina/Brasil e que tornou-se uma ferramenta de educação prática ambiental para crianças e adultos. Alunos de diversas escolas da cidade e da Região visitaram a Casa e receberam de forma gratuita palestras sobre moradia sustentável, coleta da água-da-chuva, tratamento biológico de efluentes, reutilização de materiais descartados, design passivo para aproveitamento de luz natural e eficiência energética, utilização de lixo orgânico em pequenas hortas, entre outros.

Em 2013, além das palestras sobre a Casa Ecológica e o viver sustentável,  alguns projetos foram desenvolvidos. Entre eles a Horta dos Sentidos, a Trilha das Aventuras, além de cursos práticos através de oficinas de construção com terra, bambu, construção de cisternas de ferrocimento para coleta da água chuva, entre outros. Mais de mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos foram atendidos.

Atualmente o Instituto Casa Viva é um projeto de ações itinerante realizando palestras e oficinas pelo Brasil. Com sede física em Novo Hamburgo/RS e em Indaial/SC, em 2016 o projeto está trazendo algumas novidades. Agora, a proposta também é encarar de frente os desafios do desenvolvimento sustentável num grande centro urbano. Além disso, o projeto aborda a sustentabilidade num panorama global e nas inter-relações pessoais. Procurando identificar as ações práticas de sustentabilidade realizadas pelo mundo, a sustentabilidade das relações humanas, comunicação não violenta e a resolução pacífica de conflitos.

 

“Viver numa residência ecológica é muito mais do que preservar a natureza como algo que deve ficar distante, intacto. Como algo à parte do ser humano. Viver de maneira sustentável é viver de maneira integrada à natureza, é viver mais saudável, é viver com mais liberdade, é viver mais feliz. Mas também é viver mais responsável. Responsável por tudo aquilo que fazemos, pelo que consumimos, pela maneira que nos alimentamos, por aquilo que NÃO FAZEMOS.” (Kátia A Ribeiro Fuchs, 2009)

 

 

 

MISSÃO

Divulgar a importância do viver de maneira sustentável. E que, através de pequenas atitudes no dia-a-dia cada cidadão pode e deve colaborar com a vivência pacífica nas relações humanas e com o planeta.

 

VISÃO

O CASA VIVA almeja tornar-se um portal de referência em vivência sustentável.

 

VALORES

 

Cuidado com a natureza

Cuidado com as pessoas

Desenvolvimento de soluções econômicas e eficientes

Trabalho em equipe

Incentivo à arte e à criatividade

Apoio a ações do tipo faça você mesmo

Consumo local

 

 

Topo